Comunicamos, com grande pesar, que não poderemos realizar o III Programa de Residências Artísticas, bem como o programa público do Valongo Festival 2020 em decorrência da pandemia de COVID-19. Para mais informações, visite nossas redes sociais.
O VALONGO 2020 inicia sua programação com chamadas abertas para a terceira edição de sua residência artística. Um grupo de artistas e curadorxs será selecionado para conviver e trabalhar no bairro do Valongo, na cidade portuária de Santos (SP), e, a partir do programa de formação, experimentar modos, práticas, linguagens e interlocuções estimuladas pelos momentos de encontros e descobertas de interesses próximos, comuns e coletivos. O programa terá duração de 7 semanas e se destina à pesquisa, produção e realização de um projeto expositivo que ficará aberto ao público de 1º a 31 de julho, compondo a programação do VALONGO 2020.
O programa tem como pilar, além da experiência de deslocamento e contextualização geográfica, a proposta de interação entre artistas e curadorxs em um processo criativo de colaboração e experimentação. O ambiente de interlocução contínua entre artistas e curadorxs atuará como plataforma de experimentação e realização de trabalhos que surjam do grupo selecionadx.
A chamada 1 se destina a artistas com menos de 10 anos de produção e a chamada 2 se destina a curadorxs com menos de 5 anos de atuação, selecionadxs para o mesmo programa.
O VALONGO desenvolve, desde 2018, seu programa de residências artísticas: um espaço focado em experimentação e habitação do território que, por meio de um projeto de formação, dedica-se à materialização de manifestações e experimentos artísticos derivados do entorno. As atividades tomam como ponto de partida a realidade do bairro, sua constituição sócio-econômica, aspectos históricos e especificidades da arquitetura, de modo que os trabalhos e as ações realizadas no projeto resultem das condições particulares a essa região.
As ações propostas ao longo dessa imersão incluem o acompanhamento artístico e curatorial com renomadxs profissionais do circuito da arte, acompanhamento e execução de projeto expositivo com equipe técnica do Festival e a realização de atividades em parceria com instituições locais. As atividades coletivas são elaboradas pela equipe de coordenação do programa de acordo com o perfil do grupo selecionado, levando em consideração seus interesses conceituais, formais e necessidades técnicas.
−Visita de pesquisadorxs, curadorxs e artistas convidadxs que estabelecerão intercâmbios, relações e interlocuções entre xs residentes e seus processos;
−Acompanhamento de pesquisas, processos e projetos;
−Exercícios coletivos de linguagem;
−Visitas ao território;
−Montagem da exposição com o acompanhamento de profissionais qualificadxs.
Para esta chamada, o valongo convida artistas com menos de 10 anos de produção interessadxs em participar de um programa de formação e acompanhamento artístico e curatorial e dispostxs a experimentar o território e compartilhar seus processos de pesquisa.
A chamada é pública e aberta a artistas cujas trajetórias não apresentem mais de 10 (dez) anos.
Serão aceitas inscrições individuais, nacionais e internacionais, desde que mantenham residência no território brasileiro e x candidatx seja fluente em português. Nesta chamada, não aceitaremos inscrições de coletivos artísticos.
As inscrições submetidas à chamada devem atender aos requisitos de preenchimento do formulário. Somente serão aceitas inscrições acompanhadas de documento (em formato pdf) contendo carta de intenção, portfólio, biografia artística e links com informações que julgar necessárias (quando houver necessidade de senhas de acesso, é importante especificar no próprio portfólio).
Xs candidatxs pré-selecionadxs passarão por uma etapa de entrevistas não presenciais.
Xs candidatxs selecionadxs devem estar totalmente disponíveis durante o período de realização da residência, que acontece de 11 de maio a 30 de junho de 2020.
Xs participantes selecionadxs receberão: hospedagem coletiva, traslado ida e volta até Santos-SP (incluindo transporte terrestre e/ou aéreo, quando necessário), atelier coletivo para experimentação, acesso a um programa de formação e acompanhamento curatorial, interlocução com rede de profissionais do circuito da arte e uma bolsa no valor de R$ 6 mil.
O programa viabiliza e estrutura um ambiente de formação e pesquisa, proporcionando todo o suporte necessário para que a criação se desenvolva a partir do convívio e troca de experiências entre artistas e curadorxs. Todxs xs residentes participam das mesmas atividades.
Para a criação de obras haverá uma verba gerida pela coordenação do programa.
Ao se inscrever nesta chamada, xs residentes compreendem que o programa ocorrerá por meio do compartilhamento e da interação e participação possibilitados por meio da programação proposta.
A sétima semana do programa de residência será destinada à execução do projeto expositivo junto à equipe técnica do Festival.
Ao final do processo, os trabalhos serão apresentados ao público durante o mês de realização do Valongo Festival 2020, de 1º a 31 de julho de 2020.
Xs residentes comprometem-se a estabelecer diálogos com a coordenação, a equipe de pesquisa e a comunicação do Festival para a realização de pautas, entrevistas e geração de conteúdo no período anterior ao da residência.
−As inscrições acontecem de 15 de fevereiro até às 23h59 do dia 14 de março de 2020;
−Xs candidatxs pré-selecionadxs serão comunicadxs via e-mail até 30 de março de 2020 para o agendamento da entrevista;
−O resultado da seleção será publicado até 1º de maio de 2020 nas redes sociais do Festival;
−O programa de residência acontece de 11 de maio a 30 de junho de 2020;
−Os resultados do programa ficam abertos ao público de 1º a 31 de julho de 2020.
A inscrição nesta convocatória é gratuita.
O funcionamento dos links enviados e a qualidade dos arquivos são de única e exclusiva responsabilidade dx candidatx.
A decisão do júri é irretratável e irrecorrível.
Os casos omissos nesta chamada serão imediatamente solucionados pela organização.
Não será aceito o envio de inscrições e/ou de arquivos suplementares depois do prazo estipulado ou por outros meios.
É de única e exclusiva responsabilidade dxs artistas e curadorxs a titularidade dos direitos de propriedade intelectual e de autoria incidentes sobre a(s) obra(s) indicada(s), inclusive no que diz respeito a imagem, som de voz e direitos autorais de terceirxs.
O VALONGO tem caráter público, gratuito e sem fins lucrativo, não promovendo, portanto, a comercialização dos trabalhos desenvolvidos em suas atividades. A utilização dos registros fotográficos e audiovisuais dos trabalhos e ativações destinam-se exclusivamente à divulgação do projeto.
Todas as obras e projetos produzidos durante o programa de acompanhamento devem incluir os créditos abaixo, mencionados em cartela exclusiva (no caso de vídeo), na legenda de parede e em publicações vinculadas ao evento em que a(s) obra(s) e/ou projeto(s) estiverem sendo exibidos. Os créditos devem vir acompanhados dos logos do Valongo Festival e da seguinte indicação: esta obra foi realizada durante o programa de residência artística do Valongo Festival 2020.
Esta inscrição foi encerrada no dia 14/03 às 23:59
Voltar ao topo