De 1 a 31 Julho 2020

O FESTIVAL

Manifestando-se através de uma multiplicidade de práticas — como exposições, performances, shows, debates, seminários, oficinas, mostras de filmes e um programa de residência artística — realizadas em um ambiente que se propõe enquanto espaço singular de vivência, o VALONGO FESTIVAL tem como objetivo aprofundar a investigação da cultura visual contemporânea e o sentido mesmo de imagem, abrindo espaço para a experimentação, a pesquisa e o encontro.

O Festival, que acontece anualmente desde 2016, é pensado para oferecer ao público a criação de espaços, trocas e sinapses; de ideias que surgem a partir do convívio social e de proposições estimuladas, discutidas e performadas através da programação oferecida. A proposta de investigar as diferentes formas de concepção e produção de narrativas que compõem o debate contemporâneo continua como um dos principais objetivos do Festival, que acontece desde a sua primeira edição, no bairro histórico do Valongo, na cidade de Santos (SP).

VIVENCIAR AS RUAS, RESSIGNIFICAR ESPAÇOS E FAZER DA IMAGEM O PONTO DE PARTIDA PARA PROMOVER ENCONTROS – ESSA É A PROPOSTA DO FESTIVAL.

VALONGO 2020

Em 2020, o Festival chega em sua quinta edição com um novo formato, aprofundando alguns dos princípios que sempre lhe foram caros: o caráter público e gratuito de suas atividades, sua ênfase na produção contemporânea enquanto processo de formação e a preocupação em promover debates e ações que resultem do próprio território. Em primeiro lugar, ele foi delineado para constituir um projeto de amplo alcance. É por isso que, desta vez, suas atividades serão desenvolvidas essencialmente em torno da permanência estendida no bairro do Valongo, estreitando os laços que já o unem ao Festival. Diferente das edições anteriores, que duravam 3 dias, a programação desta edição se estende ao longo do primeiro semestre de 2020 entre os períodos de pesquisa, experimentos e ativações.

A pesquisa se inicia no 3º Programa de Residências Artísticas do Festival, que tem como pilar, além da experiência de deslocamento e contextualização geográfica, a proposta de interação entre artistas e curadorxs em um processo criativo de colaboração e experimentação. As interlocuções estimuladas pelos momentos de encontros e descobertas de interesses próximos, comuns e coletivos estimularão os primeiros temas e experimentos artísticos derivados do entorno.

Não há centro nesta edição, mas uma rede de agentes e espaços que se dilui e propaga no tempo. Uma prática coletiva que encontra na realidade a seu redor o motor para existir. É por isso que, ao longo desses anos, o VALONGO tantas vezes se propôs reavaliar o seu formato, partindo das questões de cada momento específico. E em 2020, também, e talvez mais do que nunca, o projeto volta a si mesmo para investigar suas razões e práticas, a fim de entender como ele pode existir em relação às perguntas, limitações e urgências do seu tempo.

A ideia do #VALONGO2020 é inverter a lógica habitual, radicalizando seu processo de auto-investigação, partindo da permanência estendida no território e da escuta sutil do cotidiano para se fazer atento aos nossos tempos.⠀⠀⠀⠀⠀

Como nos outros anos, todas as atividades são gratuitas. Durante todo o mês de julho, o projeto expositivo do #VALONGO2020 ficará aberto para visitação, período em que também acontecerá, em dias de ativações, a programação do festival, composta por mesas, seminários, oficinas, performances, entre outros.

A PROGRAMAÇÃO SERÁ DIVULGADA EM BREVE.

CHAMADAS

Como parte de sua proposta de democratizar a prática artística e ampliar o acesso à cultura, o VALONGO realiza, todo ano, chamadas abertas ao público, visando fomentar projetos e dar espaço a outras vozes e novos modos de pensar o fazer artístico e cultural.

O #VALONGO2020 começa com o lançamento de três chamadas: as duas primeiras selecionarão artistas e curadorxs, com trajetórias recentes, para compor o 3º Programa de Residências Artísticas do Festival; e a terceira e última, selecionará projetos da Baixada Santista para integrar a programação do #VALONGO2020 que acontece entre 1º e 31 de julho de 2020.

AS CHAMADAS ESTÃO ABERTAS PARA INSCRIÇÕES DE 14 DE FEVEREIRO A 14 DE MARÇO DE 2020.

3º PROGRAMA DE RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS DO VALONGO

O VALONGO apresenta, desde 2018, seu programa de residências artísticas: um espaço focado em experimentação e habitação do território que, por meio de um projeto de formação, dedica-se a materialização de manifestações e experimentos artísticos derivados do entorno.

A terceira edição do programa selecionará um grupo de artistas e curadorxs, com trajetórias recentes, para conviver e trabalhar no bairro do Valongo, na cidade portuária de Santos (SP), e, a partir do programa de formação, experimentar modos, práticas, linguagens e interlocuções estimuladas pelos momentos de encontros e descobertas de interesses próximos, comuns e coletivos. O programa terá duração de 7 semanas e se destina à pesquisa, produção e realização de um projeto expositivo que ficará aberto ao público de 1º a 31 de julho, compondo a programação do #VALONGO2020.

O programa tem como pilar, além da experiência de deslocamento e contextualização geográfica, a proposta de interação entre artistas e curadorxs em um processo criativo de colaboração e experimentação. O ambiente de interlocução contínua entre artistas e curadorxs atuará como plataforma de experimentação e realização de trabalhos que surjam do grupo selecionadx.

A chamada 1 se destina a artistas com menos de 10 anos de produção e a chamada 2 se destina a curadorxs com menos de 5 anos de atuação, selecionadxs para o mesmo programa.

O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA ACONTECE DE 11 DE MAIO A 30 DE JUNHO DE 2020 EM SANTOS-SP.

 

 

Voltar ao topo

De 1 a 31 Julho 2020